pucpr.

Um salto para o futuro.


Há pouco mais de uma década, a PUCPR deixou de ser a única universidade privada do estado. A concorrência crescia com Faculdades e Centros Universitários locais se transformando em universidades e a entrada de novos players no mercado. Somava-se a isso o fato de ser uma instituição quase cinquentenária, com percepção de uma marca envelhecida entre os jovens. Como consequência, o número de inscritos no Vestibular estava em declínio, chegando a apenas 9.000 inscritos em 2007.

SOLUÇÃO.


A instituição não contava com um posicionamento definido e uma política de comunicação. Era um anunciante eventual apenas em períodos de captação. Por outro lado, tinha o peso de ser uma Pontifícia, a produção de conhecimento científico com pesquisas de ponta e uma forte ligação com a comunidade. Em resumo, era “mais univeRsidade” do que suas concorrentes. E a partir desse princípio, a Bronx posicionou a PUCPR como “Uma Universidade de Verdade”. Foi criada uma linha de comunicação completa, com um guideline que lembrava sempre os valores, presença internacional, produção de pesquisa e outros pontos fortes da PUCPR. A instituição passou a se comunicar com a sociedade durante o ano inteiro, e se aproximou dos jovens ao adotar uma linguagem mais moderna, focada na coletividade e com forte presença online.






Para consolidar a imagem de modernidade da PUCPR, numa segunda fase a comunicação da instituição adotou um conceito ainda mais aderente ao público jovem e seus valores. Foram definidos 2 alvos principais: Jovens universitários E Recém-formados.


desde o surgimento das universidades, elas se caracterizaram por serem espaços de múltiplas ideias, de tipos diferentes de pessoas, das mais diferentes crenças e princípios. Para os jovens, um espaço em que eles podem ser plurais e se transformar de maneira plural. Para o público da "Geração Peter Pan", as possibilidades são plurais. Para a instituição PUCPR, um espaço plural, que gera, estimula e difunde a pluralidade de ideias através de diferentes linhas de atuação. foi a partir desse raciocínio que nasceu o conceito “puc. aqui você é plural”.

RESULTADOS

O sucesso desse trabalho fez com que a Bronx passasse a trabalhar para outras marcas do Grupo Marista e lançar a Católica SC, que hoje conta com unidades em Joinville e Jaraguá do Sul.